Pernas sem varizes
Em Portugal, um terço da população sofre de doença venosa e as mulheres são as mais afectadas: 2 milhões em idade adulta são portadoras desta patologia.
A doença venosa crónica define-se como a dilatação das veias e consequente deformação devido à estagnação do sangue. As veias dilatadas tornam-se visíveis e traçam linhas em relevo nas pernas, originando derrames e varizes.
Um dos tratamentos para este problema é o laser vascular, que obtém bons resultados nas microvarizes. Sensação de peso, inchaço nos tornozelos, dormência e comichão nas pernas são os sintomas mais comuns da doença venosa.
Os principais factores de risco para o agravamento da doença venosa crónica são: o excesso de peso (muitas vezes provocado pelo sedentarismo), o tabaco, o álcool, a idade, o stress físico e psíquico, a hipertensão arterial, a gravidez, os contraceptivos orais, entre outros.
O laser transcutâneo está indicado no tratamento das telangiectasias e varizes reticulares (varizes de pequeno calibre). Quando a indicação é correcta e a execução efectuada com rigor, tem excelentes resultados, não só no que respeita aos sintomas mas também no que se refere à estética.
Tipos de tratamentos
Para evitar as complicações das varizes, devem-se tratar as veias aos primeiros sinais de pernas pesadas. O tratamento deve ser escolhido de acordo com o caso:
Compressão elástica - Efectuada com ligaduras ou meias elásticas, impede a dilatação das veias e evita o Flebologia. Nas pessoas que estão muitas horas de pé e sofrem de pernas pesadas as meias evitam as varizes.
Laser - Aplicação de uma radiação electromagnética que vai eliminar os vasos e úlceras varicosas, angiomas, telangiectasias faciais, couperose, rosácea e microvarizes “derrames varicosos”.
Pressoterapia Lymphastim - É um sistema de massagem mecânica. Trata os edemas do sistema linfático e circulatório, já que favorece o retorno venoso, diminuindo a celulite.
Tipo de laser
O laser muito utilizado em vascular é o laser de Neodimio Yag, que emite a 1.064 nm e, em particular, o Nd-Yag de pulso longo (Laser GentleYAG). Este laser tem uma absorção também próxima da curva final da oxihemoglobina, constituinte sanguíneo que permite uma coagulação com características ideais - a coagulação é obtida com a elevação da temperatura entre os 50° e os 90° C, sendo a temperatura ideal os 80° C, durante um segundo. Possibilita o tratamento de varizes e varicosidades de maior calibre, até 8mm, o que se traduz também numa complementaridade quando se torna necessário eliminar vasos que têm associadas veias nutrientes com calibre mais fino.
Varizes e calor
Num período de mais calor, como o Verão, é preciso ter cuidado com as pernas, sobretudo as pessoas que sofrem de derrames e varizes. Quem sofre desta doença, não deve descurar os cuidados nas idas à praia: manter as pernas à sombra (pelo menos, nos primeiros dias de praia), apanhar sol perto da linha de água, aplicar protector solar com um factor elevado, alternar banhos de sol com banhos de água e passear na rebentação das ondas.
Quem se estiver a submeter a um tratamento com laser, deve evitar a exposição solar durante três semanas após a aplicação, pois podem ocorrer pigmentações ou despigmentação da pele.
O ideal é fazer o tratamento durante o Inverno para não haver o risco de complicações devido à exposição solar. De uma forma geral, mais vale prevenir do que remediar.
Prevenir é a solução
- Facilite a circulação sanguínea com: exercício: andar a pé, de bicicleta, corrida, golfe, natação, caminhar na água ao longo do rio ou do mar.
- Banho: água morna alternada com fria, à noite (ou só os pés).
- Repouso de pernas elevadas: ao fim do dia de trabalho ou após o exercício. Todas estas medidas facilitam o retorno venoso, evitam as varizes, pernas pesadas e as suas complicações.
- Calor nas pernas: evite sol, radiadores, lareiras, braseiras, correntes de ar quente, epilação a quente. Evite usar botas ou meias grossas em locais aquecidos. Evite roupas e sapatos apertados.
- Excesso de peso e comidas fortes: faça uma alimentação rica em fibras (vegetais, couves, saladas, frutas) e beba muita água.Evite bebidas alcoólicas e especiarias (pimenta, etc.).